domingo, 31 de julho de 2011

Show do “O Teatro Mágico” em Londrina, dia o6 de agosto as 19h00 (Teatro Marista)

#profissão-professor

"A desqualificação profissional do professorado é notória, porque os cursos de formação não vêm acompanhando a tendência de desprofissionalização e de decréscimo do conceito social da profissão, fortalecer as lutas sindicais por salários dignos e condições de trabalho. É preciso, juntos com isso, ampliar o leque de ação dos sindicatos envolvendo também a luta por uma formação de qualidade, por uma cultura do profissionalismo, de modo que a profissão ganhe mais credibilidade e dignidade profissional." (Libâneo)

Extraído de meu TCC/Metodologia da Ação Docente/UEL.


Estamira (catadora de lixo) que protagonizou um documentário morre no Rio

Estamira protagonizou documentário que relata a história de uma senhora que cata lixo em Gramacho

Estamira, que deu nome ao premiado documentário de Marcos Prado, lançado em 2005, morreu nesta quinta-feira por falta de atendimento médico imediato para tratar uma infecção no braço no Hospital Miguel Couto, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. O diretor do longa lamentou em sua página do Facebook a morte de sua personagem, uma senhora esquizofrênica de cerca de 60, que era catadora no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias.

"Caros amigos, é com tristeza no coração que vos trago a notícia que há poucas horas atrás, Dona Estamira partiu dessa para uma melhor. Para aqueles que a conheceram, pessoalmente ou nas telas de cinema, sugiro um pensamento de luz para ela seguir seu caminho espiritual. Saravá, como diria meu amigo Marco Aurêlio Marcondes", escreveu Marcos que resolveu desabafar em seguida.

"Estamira ficou invisível pela falência e deficiência de nossas instituições públicas! Morreu depois de ficar dois dias esperando por atendimento nos corredores da morte do nosso maravilhoso serviço público de saúde do Miguel Couto. Ela estava com uma grave infecção no braço, mas foi tardiamente atendida. Obrigado meus políticos de Brasília, do Rio de Janeiro, que roubam nosso dinheiro e enfiam sei lá onde".

Documentário relata a história de uma senhora que cata lixo em Gramacho

Estamira relata a vida de uma senhora tachada como louca pela família e médicos, porém de uma lucidez incrível. Este foi o primeiro documentário do fotógrafo Marcos Prado, vencedor de um total de 23 prêmios nacionais e internacionais. O cenário é no aterro sanitário do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, onde são jogadas, por dia, mais de 8 mil t de lixo.

Contribuição:
O Dia

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ajuda-me Senhor

Deus não deixe perder minha humanidade, a capacidade do choro e a sensibilidade da vida. Não permita que as tristezas, as decepções e as frustrações da vida destilem absinto em alma. Que a morte, a fome, a injustiça e a desigualdade, que por vezes parecem elementos tão fortes e concentrados que não diluem com meia-dúzia de gestos e atitudes bondosas, mas, Deus, me ajude a subverter os ferros de bronze da maldade com uma vida regada de amor advindo do Evangelho. Senhor, ajude-me a viver um Evangelho simples, para que minha alma seja salva ainda em vida, porque diante das pulsões de meus desejos não é muito difícil perdê-la em vida, e, em vida trilhar uma existência inócua, inóspita e insípida. Deus me ajude a ter um olhar mais terno, amoroso e cheio de compaixão para com o meu próximo, porque entendo que minha felicidade, meu bem estar e minha salvação dependem da felicidade, do bem estar e da salvação de meu irmão e do meu próximo.

A Ti Jesus toda honra, glória e louvor para sempre. Amém!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ballet de Londrina - A Sagração da Primavera - 20-31/Julho - 05-07/Agosto/

Prefeitura abre teste seletivo para estagiários

As inscrições começaram ontem (26) e vão até o dia 3 de agosto; os candidatos serão classificados pelas médias acadêmicas

A Prefeitura de Londrina abriu nesta terça-feira (26) teste seletivo para selecionar novos estagiários. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de agosto no portal da Prefeitura, na página dos estagiários (http://www1.londrina.pr.gov.br). Os requisitos necessários incluem estar regularmente matriculado em um dos 26 cursos que o município oferece vagas e já ter concluído, no mínimo, três semestres do curso.

Os cursos são: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura, Arquivologia, Artes Plásticas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Contabilidade, Design Gráfico, Direito, Economia, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Geografia, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistema de Informação e Tecnologia da Informação.


Neste ano, a forma de seleção será diferente do procedimento adotado nos anos anteriores. Segundo o gerente de Provimento de Pessoas, Lucas Rigo Verselhese, o candidato será selecionado pela sua média escolar. “Durante a inscrição, o aluno terá uma ficha na qual preencherá com a média acadêmica de cada matéria estudada, divulgada no último histórico escolar. Se o curso é semestral, a média será do primeiro semestre deste ano, se é anual, a média é a do ano passado.”



Universidade Presbiteriana Mackenzie promove congresso sobre Psicologia e Cristianismo

Palestrantes internacionais discutirão sobre os traumas humanos e a fé cristã diante desses problemas


Entre os dias 29 e 31 de agosto a Universidade Presbiteriana Mackenzie realizará o 5º Congresso Internacional de Ética e Cidadania. Este ano o tema do evento será Psicologia e Cristianismo e será ministrado pelos palestrantes internacionais Dr. David Powlison e Dr. Eric Johnson, que são doutores formados em universidades seculares na área de psicologia e tratarão do tema do ponto de vista cristão.

“Aquilo que acreditamos acerca do ser humano e da origem de seus traumas, problemas e deficiências haverá de influenciar decisivamente na busca por soluções que aliviem o seu sofrimento e que o ajudem a encontrar o seu caminho. Nesta esfera, é crucial perguntarmos qual o papel da visão cristã de mundo na avaliação e resolução dos problemas que afligem as pessoas em nossa sociedade”, explica o coordenador geral do evento, Fernando de Almeida.

Nestes congressos procura-se abordar assuntos do ponto de vista da confessionalidade cristã em diálogo com outros olhares e entendimentos. Outros palestrantes convidados lançarão um olhar crítico, propondo diferentes reflexões sobre esta relação entre fé e psicologia.

As inscrições podem ser feitas através do site da instituição www.mackenzie.com.br.

Fonte: Gospel Prime

Trabalho voluntário de jovens adventistas é destaque em telejornal da Globo

O projeto Missão Calebe visita comunidades com trabalhos voluntários e com evangelização

A edição desta quarta-feira, 27, do Jornal Hoje mostrou o projeto Missão Calebe, que incentiva jovens adventistas a doarem parte de suas férias para ações sociais e evangelismo. A reportagem abordou atividades realizadas pela juventude nos estados de Goiás e Maranhão e mostrou que os voluntários aproveitam para ajudar comunidades.

Os jovens que participam deste projeto oram, visitam a comunidade, auxiliam em trabalhos voluntários e ensinam a Bíblia Sagrada.

O líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países sul-americanos, pastor Areli Barbosa, considera importante essa visibilidade do projeto porque, além das ações sociais, como foi mostrada na reportagem da Globo, os “calebes” ajudam na evangelização e até mesmo plantação de novas igrejas.

Fonte: Gospel Prime

Com informações Portal Adventista

Morre aos 90 anos o pastor britânico John Stott

O líder anglicano estava se sentindo mal nas últimas semanas e veio a falecer devido a complicações de saúde relacionadas a idade avançada, ele tinha 90 anos

O pastor britânico John Robert Walmsley Stott faleceu nesta quarta-feira, 27, às 3h15 da tarde em Londres, por complicações de saúde relacionadas à idade avançada, o pregador tinha 90 anos. De acordo com presidente da fundação que leva seu nome, Benjamin Homan, Scott estava sentindo muito desconforto ao longo das últimas semanas.
Homan disse que o pastor já vinha se preparando para sua morte nos últimos 15 anos. “Eu acho que ele foi um exemplo impecável para os líderes de ministérios de entregar as coisas para os outros líderes”, disse Homan.
John Scott foi um pastor anglicano que ficou conhecido como uma das maiores lideranças mundiais evangélicas. Ele também escreveu mais de 40 livros sobre o cristianismo, entre eles “Cristianismo Básico”, “Crer é Também Pensar”, ”Porque Sou Cristão” e outros. Este primeiro vendeu mais de 2 milhões de cópias e foi traduzido em mais de 60 línguas.
Billy Graham divulgou a seguinte declaração sobre o evangelista: “O mundo evangélico perdeu um de seus maiores porta-vozes e eu perdi um de meus amigos pessoais, estou ansioso para vê-lo novamente quando eu ir para o céu..”



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cidades

Proibição para que menores de 18 anos fiquem nas ruas após as 11 da noite reduz a criminalidade juvenil em 61 cidades do país

Contribuição: Revista Veja

Recrutamento na Web

Além de divulgar vagas na web, grandes empresas passaram também a avaliar o que os candidatos produzem em sites como Facebook, LinkedIn e Twitter. Confira no site de VEJA: - Teste: você usa corretamente as redes sociais para buscar emprego? - As melhores práticas para quem procura oportunidades na rede.

Fora do armário

Nova York aprova o casamento gay. Alterações legais como essa ainda são o resultado de batalhas acaloradas, nas quais se misturam argumentos não apenas jurídicos, mas também religiosos e políticos. Reportagem do site de VEJA mapeia essas discussões no Brasil e nos EUA.

terça-feira, 26 de julho de 2011

A arte de ser feliz

HOUVE um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz.

HOUVE um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém a minha alma ficava completamente feliz.

HOUVE um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, e às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.

HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecília Meireles (1996, p. 20-21)

Extraído da Tese de Doutorado de minha orientadora Profª Drª Adriana Regina de Jesus.

ATENÇÃO


Entre no site e faça sua inscrição: www.orquestracriancafeliz.com.br
___________________
Dúvidas:
coopanderson@gmail.com
(43)9981-8011/8402-2506

Férias prolongadas

O deputado paranaense André Zacharow (PSD-PR) quer plebiscito sobre as uniões gays

O deputado André Zacharow (PSD-PR), mais conhecido no estado do Paraná por sua atuação na I Igreja Batista da capital e por ser presidente da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba – SEB, decidiu fazer uma proposta polêmica em seu terceiro mandato: quer que um plebiscito decida a validade as uniões entre pessoas do mesmo sexo. Do alto de seus 71 anos, o deputado – que é advogado, professor e economista - questiona a decisão do STF de reconhecer as uniões de pessoas do mesmo sexo.

A proposta, o PLD 232/11, apresentada em 1º de junho deste ano, quando ainda fazia parte do quadro do PMDB, quer que nas eleições de 2012 ou 2014 os eleitores votem se são a favor ou contra a união civil de pessoas do mesmo sexo. A proposta passará pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Dificilmente o projeto passa, depois da mudança de sigla no deputado, já que o novo partido, o Partido da Democracia Social, do prefeito paulistano Kassab, não deve querer entrar em uma polêmica como essa.

O perigo da proposta é a de ser uma Projeto de Decreto Legislativo, ou seja, não precisa da sanção presidencial para valer. Mas o mecanismo está longe de ser plausível para a intenção do deputado que escondeu em seu argumento a sua posição pessoal, afirmando que é preciso decidir a questão que está acarretando discussões e até violência entre as pessoas. Para ele, é preciso acalmar os ânimos, mas seu pedido não teve caráter de urgência, ou seja, nada muito importante. “Todos deverão se curvar a vontade nacional a ser expressa no resultado do plebiscito”, afirma o deputado evangélico que conta com a vitória, assim como os líderes evangélicos. Que tal colocar um plebiscito sobre a criminalização da homofobia?

Contribuição: http://www.revistaladoa.com.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Neto de Freud: Pintor Lucian Freud morre aos 88 anos


O pintor britânico Lucian Freud morreu na sua casa em Londres na noite de quarta-feira, aos 88 anos, mas a notícia só foi divulgada esta quinta-feira. Além de ser um dos grandes nomes da arte figurativa, cujos retratos não deixavam ninguém indiferente, era também conhecido por ser neto de Sigmund Freud, o inventor da psicanálise, que trocou a Alemanha pela Inglaterra devido à ascensão ao poder de Adolf Hitler.

Nascido em Berlim a 8 de Dezembro de 1922, Lucian mudou-se para Londres em 1933 e acabou por estudar artes, sem que isso o impedisse de alistar-se na Marinha Mercante durante a II Guerra Mundial, cruzando o Atlântico para ir buscar mantimentos ao Canadá.

Terminados os combates e abandonada a vida em alto mar, Lucian Freud começou a impressionar o meio artístico londrino com os seus retratos, dedicando-se a partir dos anos 50 a pintar nus em que os seus modelos eram levados ao limite.

Fez um retrato da rainha Isabel II de Inglaterra em 2001, acabando por ser receber ataques dos tablóides britânicos, que o acusaram de transformar a soberana num "travesti".

Contribuição: Correio da Manhã

Bullying: violência na escola

O bullying vem se tornando uma prática comum dentro das escolas. Fatos como implicância, discriminação e agressões físicas e verbais têm se mostrado frequentes, causando dor, angústia e sofrimento.

Esse comportamento de algumas crianças e jovens caracteriza-se por ser sempre intencional e realizado repetitivamente, sem motivação específica, segundo o Instituto de Psicologia da USP. Sendo assim, o agressor humilha e deprecia, pois quer ser “mais popular”, sentindo-se poderoso, e com isso obtém uma boa imagem de si.

Em decorrência disso, a vítima costuma ser tímida e distancia-se do resto da turma pela aparência física - raça, altura e peso - pelo comportamento ou ainda, pela religião. O educando atingido pelo bullying costuma ficar retraído e sofre, se tornando, assim, um alvo mais fácil, de acordo com dados do Unicef.

Portanto, faz-se necessário que a escola crie possibilidades de prevenção, como: estabelecimento de limites e o trabalho com os valores éticos, morais e sociais. A solução se dá através do diálogo com os envolvidos, tanto agressores, quanto vítimas e seus familiares. Além disso, em situações extremas, encaminhamentos a outras instâncias, como delegacias especializadas.

Contribuição: Agora - Jornal do Sul

Autor: Matheus de La Rocha Romeu – 4º Ano – Eletrotécnica- IFRS- Campus Rio Grande

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Depressão na Contemporaneidade

Pessoal, estamos organizando uma palestra para o dia 13 de Agosto de 2011, com o tema: Depressão na Contemporaneidade, ministrada pela professora psicologa mestre Silvana Farinha - certificação de 4h pela Faculdade Pitágoras. Confirme mais informação no banner abaixo e faça sua inscrição.

sábado, 16 de julho de 2011

PALESTRA: DEPRESSÃO NA CONTEMPORANEIDADE

"Bullying é problema de saúde mental", diz pesquisadora

Chamar a atenção 'na dura' não resolve. Para que a intervenção aconteça de maneira efetiva, é necessáio uma coleta de dados precisa sobre as agressões

Apesar de ocupar recente destaque na mídia, o bullying é um fenômeno antigo. Data do início dos anos 80 um dos primeiros estudos sobre o assunto, de autoria do professor Dan Olweus, da Universidade de Bergen, Noruega. Ele investigava o caso de três jovens com idades entre 10 e 14 anos, que haviam cometido suicídio em 1982, como resultado da agressão de um bully – quem pratica o bullying.

Quase 20 anos depois, os resultados das agressões continuam tendo o mesmo fim e por este motivo o assunto tem preocupado além de pais, professores e profissionais, autoridades que buscam nas políticas públicas tentar coibir a ação dos chamados "valentões".

"Existe uma relação entre saúde mental e bullying. Sejam os jovens agressores, vítimas, os dois (quando sofrem e praticam bullying) ou espectadores, sabemos que em muitos casos, a depressão e a ansiedade podem ser co-ocorrência de problemas. Eu sempre avalio para depressão e ansiedade quando estou trabalhando com os jovens que estão envolvidos em bullying. Bullying é um problema de saúde mental", afirma Susan Swearer, professora na Universidade de Nebraska, nos EUA, e autora de diversos estudos sobre o tema.

De acordo com a psicóloga, o fenômeno varia de acordo com o local onde ocorre. Isto sugere que existam condições psicológicas e sociais que favorecem a ocorrência deste tipo de agressão. "Estou cada vez mais convencida de que o bullying é um problema socioecológico e que o indivíduo, a família, os pares, a escola, a comunidade e todos os fatores sociais influenciam ou não sua ocorrência".

Neste sentido, para a autora, as intervenções devem ser elaboradas com base em dados coletados nos locais onde ocorrem. "As intervenções devem se basear em evidências. O que pergunto a alunos, pais e educadores é: Quais são as condições em sua escola (família, comunidade) que permitem a ocorrência deste tipo de agressão? Na resposta encontramos as áreas que devemos abordar em uma intervenção. Já que o fenômeno varia, cada local deve ter seus próprios dados para planejar intervenções eficazes, a fim de mudar as condições que estão alimentando o bullying em sua própria escola e comunidade".

Falta de padrões dificulta identificação de agressor e vítima

Segundo Susan, não existe um perfil padrão de quem será um possível bully. "Se as condições ambientais são favoráveis, então qualquer um pode ser um bully. A mãe de uma menina vítima de bullying que cometeu suicídio me disse que as garotas que agrediam sua filha eram apenas ‘crianças normais’. As condições naquela escola e naquela cidade eram um campo fértil para agressores".

A pesquisadora aponta que existe uma dinâmica entre bullying e vitimização. De acordo com um de seus estudos, crianças que sofrem bullying em casa de seus irmãos ou parentes são mais propensas a serem bully na escola. "O que sabemos é que, se não tratadas, as crianças aprendem que praticar bullying é uma forma eficaz de conseguir o que se quer. E é provável que continuem com este comportamento na idade adulta. Assim, é fundamental intervir e parar o bullying durante os anos em idade escolar".

Da mesma forma, não existe um perfil das crianças mais propensas a cometer suicídio como resultado do bullying, por exemplo. "No livro Bullycide in America (‘Bullycídio na América’, 2007), mães de crianças vítimas de bullying que haviam cometido suicídio compartilham suas histórias e todas são diferentes. Em comum, apenas o trágico desfecho". Segundo Susan, existe uma conexão entre sofrer bullying e desenvolver depressão, e a depressão é um fator de risco para o suicídio. "Desta forma, pais e educadores devem prestar atenção em crianças com sinais e sintomas de depressão".

Tecnologia impacta bullying de forma negativa

"Computadores, telefones celulares, sites e redes sociais são condições que permitem que o bullying ocorra. O que antes se limitava a um encontro cara a cara e em locais específicos, agora pode acontecer durante 24 horas, sete dias por semana". Uma maneira indicada por Susan de proteger as crianças é limitar ou monitorar o uso destas tecnologias. "Eu pergunto aos pais: você deixaria sua filha de 12 anos andar sozinha por um beco escuro? Então, por que a deixa usar o computador e mandar mensagens de texto sem acompanhar?". Para a psicóloga, pais e filhos não conseguem perceber o lado negativo da tecnologia e das redes sociais.

Contribuição: BondeNews
Créditos: este material aparece originalmente em inglês como Bullying: What Parents, Teachers Can Do to Stop It. Copyright © 2011 da American Psychological Association (APA). Traduzido e reproduzido com permissão. A APA não é responsável pela exatidão desta tradução. Esta tradução não pode ser reproduzida ou, ainda, distribuída sem permissão prévia por escrito da APA.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Londrina: donos de clínica são denunciados por homicídio

O Ministério Público denunciou por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) o médico Paulo Nicolau, proprietário da Clínica Psiquiátrica de Londrina (CPL) e a Villa Normanda Psiquiátrica Comunitária, ambas localizadas no Jardim Shangri-lá, zona oeste. A denúncia criminal foi feita na última quinta-feira (7).

Nicolau e outros funcionários da área de enfermagem foram responsabilizados pela morte de dois internos, Deisi Maria Maistrovicz, 48, e Dorival Jesuíno da Silva, 59. Eles morreram no ano passado após terem sido espancados no interior da clínica por outros pacientes. Deisi morreu em setembro de 2009 e Dorival em 31 de janeiro de 2010.

O promotor de Defesa da Saúde Pública de Londrina, Paulo Tavares, explicou que os responsáveis pela instituição foram negligentes com os cuidados com os pacientes e em razão disto, foram mortos.

O MP entendeu que a falta de profissionais de enfermagem provocou o duplo homicídio dentro da clínica. As vítimas morreram em virtude de traumatismo craniano. "Nos entendemos que houve negligência por parte da direção e da equipe de enfermagem", concluiu o promotor.

No final do ano passado, o MP já havia ingressado com uma ação civil pública pela falta de profissionais.

Além de Paulo Nicolau, também foram denunciados por homicídio culposo, Irma Carolina de Moraes Nicolau, Maria Lúcia Silvestre, Andreia Valéria Matos e Clenia Amoritis. Já Junior Misael Anama, paciente que cometeu agressão a Dorival foi denunciado por lesão corporal seguida de morte.

O advogado das clínicas, Marcos Dauber, informou que só irá se pronunciar sobre o caso após ter acesso a ação mas negou qualquer negligência da clínica na morte dos pacientes.

Contribuição: Bondenews - com informações da rádio CBN.