segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sutilmente


Por Skank
Composição: Samuel Rosa / Nando Reis

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe

E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti

Marina Silva em Londrina - FTSA e UEL - 30/04/2010


*Por Anderson Souza

A presidenciável Senadora Marina Silva esteve ontem [30/04] na cidade de Londrina, tive a oportunidade de assistá-la em dois momentos:

Primeiro momento – FTSA [Faculdade Teológica Sul America]:

Na FTSA Marina falou da importância e da responsabilidade do cristão na interação com o meio ambiente. Marina construiu seu discurso obviamente em cima de toda sua experiência e militância desde idos dos seringais amazonenses, entretanto de forma muito sábia também dialogou bastante a partir das perspectivas bíblicas, e em geral recorrendo e citando textos bíblicos.
Em tom de homilia, a Senadora Marina chamou-nos a atenção da importância de como um cristão deve tomar consciência que, cuidar do meio ambiente é muito mais que desenvolver o projeto ou um programa sócio-ambiental e auto-sustentável, mas sim assumir o papel de mordomos da criação; ser coerente com o com os discursos elaborados a partir dos textos bíblicos, e dar continuidade no cuidado daquilo que foi criado pelo Criador.
Diante dessa exposição introdutória a perceptividade instalada no auditório foi: O que, que eu estou fazendo para contribuir para cuidar da criação do Pai? Segundo, o que, que a igreja como instituição organizacional tem feito em prol do cuidado do meio-ambiente? Porque, o que parece é que apesar de ter uma minoria fazendo o dever de casa, contudo uma boa quantidade de igrejas com seus pseudo-engachamentos não passam de falácias, porque na prática observa-se que não fazem absolutamente nada, se detém canalizando toda sua energia para dar manutenção na instituição local, sempre no interesse de defender suas logomarcas, suas práticas os denunciam porque não se envolvem com projetos culturais, sociais nem tão pouco ambientais, logo não são comprometidos com o Reino de Deus.


Segundo momento – UEL [Universidade Estadual de Londrina]:

Na UEL a Senadora falou sob a temática; o papel da educação frente à responsabilidade na interação com o meio ambiente. De forma mais sistemática, explicitou a realidade em que se encontra o planeta Terra frente à irresponsabilidade das pessoas, essa displicência frente ao meio ambiente tem gerado estragos irreparáveis em nosso Planeta, por conta da ganância e da ignorância humana.
Observa-se que Marina Silva não possui um discurso vazio e teórico, mas suas palavras são carregadas de existencialidade, desde muito cedo militou junto com verdadeiros mestres, como; Leonardo Bof, Clodovis Bof, Chico Mendes e Paulo Freire, entre outros. Ao término de seu discurso Marina Silva salientou para aqueles grupos de alunos universitários, a não entrar pela via do pragmatismo, contudo cultivar utopias, pois diante dessa realidade alarmante instalada entre nós, é necessário sonhar não partir da surrealidade, mas sim a partir das possibilidades de transformações. Afinal de contas, a utopia do Reino é que; A injustiça, a fome, a violência, a desigualdade, tem seus dias contados porque o Reino de Deus esta vindo sobre nós...!!!