sexta-feira, 1 de julho de 2011

A 'igreja' enquanto instituição religiosa vs A igreja comunidade da fé

A igreja enquanto instituição religiosa (templos, leis, dogmas), tenta se diferenciar partir, das vestimentas, dos códigos severos a serem seguidos, dos comportamentos pseudosantificados, daquilo que se come ou não, do que se bebe ou não, enfim, apartir do visto [visível], do observável, da casca, do rótulo e do estereótipo.
A igreja enquanto comunidade da fé busca seu espaço a partir do amor, do companheirismo, da luta no combate as desigualdades sociais, na quebra dos preconceitos, na luta pela alfabetização, no combate a fome, no acolhimento dos pobres, no cuidado com as pessoas, enfim, na quebra de uma espiritualidade egoísta e individualista, de um Deus que está mais preocupado em dar um carro zero do que responder uma mãe que clama para que os seus filhos não morram de fome isto é, uma comunidade que não busca os próprios interesses, mas, sobretudo busca a paz, a justiça, o respeito, e o amor entre todos os seres humanos. Porque Deus não tem que ser bom apenas pra mim, Ele é bondoso pra todos, e isso, não é um discurso que recaí sobre a lógica meritória, isso é graça de Deus gratuita a toda a humanidade.

Marina Silva: A vida, o pensamento e a fé de quem nunca desistiu de lutar.

Nosso relacionamento com Deus deve refletir no relacionamento com as pessoas

Nosso relacionamento com o próximo têm que ser, ou pelo menos deveria ser o reflexo da nossa relação com Deus.
Isto é, amamos nossa família, nossos amigos, nosso próximo ou todos aqueles dos quais nos relacionamos, porque fomos amado primeiro por Deus,
consiguimos perdoar, porque primeiro fomos perdoados,
somos impelidos a acolher pessoas, porque fomos acolhidos pelos braços do Cristo,
buscamos generosidade, porque mesmo sem merecermos Deus foi generoso conosco,
procuramos compartilhar das reflexões da vida que nos trazem sentidos, porque a partir dos ensinamentos de Jesus, nossas vidas encontraram sentido existencial,
somos desafiados a viver em amor todos os dias, porque na cruz, Cristo mostrou e demonstrou a expressão máxima de amor para com nossas vidas.

01 de Julho - Feriadão em Londrina

Hoje sexta-feira 01/07/2011 é feriado municipal em Londrina em comemoração ao padroeiro do município, o Sagrado Coração de Jesus.

Em 11 de março de 1934, Dom Geraldo Fernandes veio a Londrina, recém-fundada, para criar a primeira paróquia da cidade, hoje a Catedral, e a dedicou ao Sagrado Coração de Jesus, que se tornou o padroeiro.

Em 1957, Dom Geraldo Fernandes e a prefeitura decidiram que a padroeira seria Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro.

Somente em 2002, o Sagrado Coração de Jesus voltou ao título de padroeiro e se tornou um feriado municipal, por meio de uma lei da Câmara Municipal de Londrina. A data não tem dia definido e depende de quando é comemorado a festa de Corpus Christi, celebrado no último dia 23.

O pároco da Catedral, monsenhor Bernard Gafá, explica que a festa mostra o amor de Jesus por seus devotos. "Coração significa amor, compaixão. Nós não celebramos uma parte do corpo, mas o amor de Jesus por nós. Na Bíblia, Deus ama a todos, enviando Jesus, seu filho único, por nós. Cristo disse: vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos que eu vos aliviarei. Quem está cansado, decepcionado pode procurar o consolo em Jesus, a nossa razão de ser", informou.

Nesta celebração, sempre há uma intensa programação: As missas do Sagrado Coração de Jesus, que acontecem apenas na Catedral em vários horários do dia. Para receber os fiéis também há várias barracas que ficam tradicionalmente na Praça da Bandeira.

Contribuição: odiario.com