domingo, 13 de junho de 2010

Acupultura

Início do Conteúdo Terapia Comportamental Ainda é Desconhecida


Diferentemente do Brasil, nos EUA método para tratar problemas psicológicos domina e já é ofertado pela internet. Mas há limitações, diz psicóloga...

O nome é difícil - terapia cognitivo-comportamental (TCC) - e, como sua irmã mais conhecida, a psicanálise, é um método que procura a cura de problemas psicológicos. Trabalha no aqui e agora e busca mudanças no comportamento, enquanto que a psicanálise produz autoconhecimento.

"São mais de 900 tipos de enfoques de tratamentos de psicoterapias e a TCC está no padrão ouro", explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do projeto Dependência da Internet, do Instituto de Psiquiatria da USP e Hospital das Clínicas. "Em todo o mundo a TCC, que é considerada eficaz em 85% dos casos, é a mais usada, porém, no Brasil a psicanálise é procurada por 80% dos pacientes", conta o especialista.

"A TCC por muito tempo foi considerada para poucos", diz o psicoterapeuta Telmo Kiguel, coordenador do Departamento de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). "Hoje em dia os psiquiatras valorizam as terapias comportamentais-cognitivas, que lidam com sintomas", diz Oswaldo Ferreira Leite Netto, diretor de atendimento à comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

Pelo celular. As psicoterapias, especialmente a TCC, já são ofertadas em outros países por telefone celular, mensagens instantâneas e skype. Nos Estados Unidos há até APPs (APP é um software desenvolvido para navegação na internet por telefone celular) para iPhone que a oferecem por US$ 0,99 (R$1,78). Mas há limitações, na opinião da doutora em psicologia e especialista em transtornos de personalidade e ansiedade da Universidade Columbia, Nova York (EUA), Simone Hoermann, que analisou três desses softwares.

"Acho que as novas tecnologias podem criar oportunidades que devem ser levadas em consideração", diz Simone, que explica que elas podem ajudar, por exemplo, uma pessoa que se muda de país e quer continuar o tratamento. No entanto, diz a psicóloga, ainda não há estudos que comprovem a eficácia do método a distância. E nada substituiu a consulta, opina.

"Meu trabalho se torna muito mais fácil quando posso ver o paciente. Portanto, não acredito que um programa de computador ou um livro possam substituir um profissional treinado. Além disso, boa parte dos estudos que buscam determinar por que a psicoterapia funciona indica que o relacionamento com o terapeuta é um dos fatores mais importantes . Um bom aplicativo pode ser um complemento", afirma Simone.

Restrição. No Brasil, no entanto, o assunto ainda causa polêmica. Uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, criada em 2000, autoriza o divã virtual apenas em pesquisas científicas.

A psicoterapeuta Rosa Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Psicologia de Informática (NPPI) da PUC-SP, explica que o conselho autoriza várias formas de orientação psicológica pelas diferentes mídias, desde que sejam breves e pontuais.

Fonte: O Estado de S.Paulo [Claudia Belfort e Silvia Herrera]

Amante Português

As Inesperadas Surpresas do Dia

Por Anderson Souza

Após uma bela noite ou não tão bela assim, de qualquer forma somos todos convidados a despertar para um novo dia, que a todos aguardam. Levantamos, realizamos nossa higiene matinal, e ao colocar a meia e/ou ou calçar o calçado, mal imaginamos o que o dia nos aguarda.

Infelizmente nem todos que saem dos lares pela manhã conseguem voltar. Foi o caso de um moça que cursava o 5º período de Administração/Pitágoras, que veio falecer essa semana em um acidente de motocicleta no trecho da Br 445 entre UEL e Shopping Catuaí. Assim como ela, isso acontece com muitas pessoas, já passei por essa experiência quando meu pai saiu em viagem a trabalho em 30 de Julho de 2002, e não retornou para nossa casa.

O dia começa e há possibilidades de acontecerem coisas inesperadas, imprevisíveis e até mesmo irreversíveis, esses fatos existem e não podem ser descartados. Muitas notícias vem no decorrer de um dia; desconfortos, situações constrangedoras, insucessos e infelicidades de súbito batem a nossa porta.

Assim também como muitas notícias boas podem abruptamentes nos surpreender; talvez uma ligação que comunique aprovação de um emprego ou de um concurso, a notícia de uma gravidez desejável ou até mesmo a confirmação de um namoro, noivado ou casamento, enfim no decorrer de um dia muitos acontecimentos podem nos alegrar.

Todavia o que nos faz boas pessoas, lúcidas e inteligentes é a maneira em que reagimos diante das situações-problemas que se instala inesperadamente na dinâmica da vida. As situações da vida acabam nos revelamos quem somos ou de que material somos feitos. Talvez devessemos prestar mais atenção nas coisas corriqueiras que acontecem conosco, pois são elas que nos ajudam no processo de amaderecimento, e é justamente no campo do cotidiano que trava o embate para nos tornarmos pessoas melhores a medida em que vamos aprendendo a lidar com as demandas da vida.