Sabemos que não há concessões quando se trata de uma análise.
O analista, por importantes razões, não com-cede a nenhum pedido que possa manter o sujeito que o procura no lugar do sofrimento e do gozo sintomático que o levou até ali. Isso se refere sobretudo a questões práticas a que uma análise está submetida, tais como o contrato, o valor da sessão e seus pagamentos, o horário, o tempo de duração da sessão entre outros detalhes que perpassam um trabalho psicanalítico.
Já nos ensinava Freud que o pagamento é um dos pontos fundamentais a ser manejado no contrato, que é verbal, mas que implica um compromisso entre aquele que se propõe a falar e entre aquele que se dispõe a escutar, no começo e também durante todo um trabalho de análise. Isto porque o dinheiro é um significante, e como tal está na série das equivalências simbólicas e embrenhado de questões sexuais.
Então o que se paga, certamente, não é apenas por um serviço contratado.
Sinta-se convidado a participar deste encontro onde nossa convidada, a psicanalista Angela Valore, tratará destes assuntos tão importantes para a prática clínica.
SEMINÁRIO DO CICLO DE ENCONTROS:
A CLÍNICA LACANIANA:
A CLÍNICA DO REAL, O QUE É ISSO?
Com Angela Valore*
DIA: SEXTA FEIRA – 28/06/2013 – Das 19h00 às 22h00
LOCAL: PARLÊTRE-CLÍNICA E TRANSMISSÃO DE PSICANÁLISE
R. Giampero Monacci, 34 – Jd. Novo Horizonte – Maringá – PR
44-3265.1011 – 9914.2196 – 9131.6991
INVESTIMENTO: R$ 120,00
* Psicanalista. Analista membro da Association Lacanienne Internationale; Membro fundador, analista membro e Presidente da Letra-Associação de Psicanálise