sexta-feira, 22 de julho de 2011

Neto de Freud: Pintor Lucian Freud morre aos 88 anos


O pintor britânico Lucian Freud morreu na sua casa em Londres na noite de quarta-feira, aos 88 anos, mas a notícia só foi divulgada esta quinta-feira. Além de ser um dos grandes nomes da arte figurativa, cujos retratos não deixavam ninguém indiferente, era também conhecido por ser neto de Sigmund Freud, o inventor da psicanálise, que trocou a Alemanha pela Inglaterra devido à ascensão ao poder de Adolf Hitler.

Nascido em Berlim a 8 de Dezembro de 1922, Lucian mudou-se para Londres em 1933 e acabou por estudar artes, sem que isso o impedisse de alistar-se na Marinha Mercante durante a II Guerra Mundial, cruzando o Atlântico para ir buscar mantimentos ao Canadá.

Terminados os combates e abandonada a vida em alto mar, Lucian Freud começou a impressionar o meio artístico londrino com os seus retratos, dedicando-se a partir dos anos 50 a pintar nus em que os seus modelos eram levados ao limite.

Fez um retrato da rainha Isabel II de Inglaterra em 2001, acabando por ser receber ataques dos tablóides britânicos, que o acusaram de transformar a soberana num "travesti".

Contribuição: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário