terça-feira, 31 de maio de 2011

Sexualidade precoce causa prejuízos físicos e emocionais




A pouca maturidade sexual e psicológica pode levar a uma frustração, gerando problemas para os relacionamentos futuros


O sexo precoce sempre existiu, porém de maneira contida e censurada. Hoje, há um exagero de estímulos cada vez mais cedo: nas novelas, músicas, filmes, internet e tantos outros lugares. Todos têm direito ao prazer, mas é preciso maturidade e com todos os riscos analisados.

A falta de orientação faz com que a sexualidade precoce cause prejuízos físicos e emocionais e também aumente os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DSTs, e até uma gravidez indesejada. Entretanto, estas não são as únicas consequências. A pouca maturidade sexual e psicológica pode levar a uma frustração, gerando problemas para os relacionamentos futuros. O resultado pode ser a contínua troca de parceiros, contribuindo para a descartabilidade das relações.

É, principalmente, na adolescência que somos altamente influenciados tanto por amizades, pela mídia, pela escola e também pela família. Para que os pais sejam parceiros nesse processo e não vistos como inimigos é preciso orientar e, muitas vezes, unir-se à escola para criar posturas positivas. A atenção dos adultos na educação e nas atividades dos adolescentes pode alertar sobre os perigos de iniciar uma atividade sexual muito cedo. O trabalho conjunto entre os pais, a escola e, muitas vezes, de profissionais especializados torna-se vantajoso. Não adianta construir algo na escola, se em casa tudo é desconstruído e vice-versa.

Por vezes, os pais não estão ou não se sentem preparados para orientar e se perguntam: como vou ensinar a meu filho algo que não aprendi? Isso se deve à educação reprimida que tiveram; muitos escondiam sua sexualidade, já que o sexo era tratado como tabu entre as famílias. Os meninos aprendiam em revistas e as meninas com amigas mais liberais.

Hoje, a criança e o adolescente são mais informados e têm mais liberdade de dizer o que pensam. O diálogo está mais aberto, o que possibilita que eles expressem seus desejos e incertezas. É preciso ficar atento quando os filhos chegam com dúvidas sobre paqueras, namoros, mãos dadas e beijos na escola. Se a sociedade impõe uma tendência à erotização precoce, é preciso ficar atento e rever alguns hábitos ensinados na tenra idade. Crianças pequenas se vestem e se comportam como adultos, meninas usam maquiagem desde os três, quatro anos, garotos que são ensinados para terem uma postura machista... Pode parecer brincadeira inofensiva e ''engraçadinha'' em um primeiro momento, mas futuramente trará uma preocupação maior.

Willian Mac-Cormick - psicólogo (Curitiba)

Contribuição: BondeNews

The Blower's Daughter (tradução) - Damien Rice - VAGALUME

The Blower's Daughter (tradução) - Damien Rice - VAGALUME

domingo, 22 de maio de 2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vida! Tenho uma pra viver.


Vida! Já faz alguns dias que venho pensando nisso, não que eu viva a vida sem pensar [não vou mentir, às vezes sim], o fato é que ultimamente uma força de vida tem inundado meu espirito. De modo que, tem aguçado minha percepção para coisas que outrora passava despercebido, por vezes, realizei e realizo coisas no automático da vida.


Meu pai me deixou fisicamente aos 52 anos de idade, minha vó materna esta vivíssima próxima dos 80 anos, minha vó paterna esta chegando ao seu centenário e no alto de seus 95 anos esta firme, lúcida e com muita energia de vida. Realmente não sei se viverei mais que meu pai, tanto quanto não sei se chegarei à idade de meus avós. A questão é que isso independe, não influi na forma que eu olho pra vida e, sobretudo na maneira em que eu a vivo.

Deus, minha dívida de gratidão com o Senhor está no fato de ter sido escolhido para vida e vivê-la na intensidade de cada momento, se existe honra na partida, existe dádiva na chegada. Sou grato pela sensorialidade, por cada maravilha que eu pude ver e contemplar. Olhos! Que maravilha surreal, quantas imagens maravilhosas já contempladas e admiradas. Ouvir sons delirantes e regozijantes é uma espécie de façanha para alma. Boca! Até o nome é sedutor, sou grato por cada beijo acompanhado de sabores que transcende a fisicalidade da pele e projeta para sensações arrebatadoras, e se ouvir é uma oblação a fala é terapêutica, obrigado pela fala!

Viver é bom demais, gosto tanto da vida que não consigo olhar para acontecimentos ruins que aconteceram e me entristecer com as mesmas, o sofrimento faz parte do processo, sobretudo a vida é maior, assim como o corpo é mais que as vestimentas, entender isso é perceber que a força de viver sobrepõe as dificuldades e as frustrações. Talvez eu viva muitas décadas e talvez não alcance o próximo final de semana, entretanto, meu reconhecimento Jesus esta na percepção de viver o que eu já vivi, provar do que já provei, sonhar o que já sonhei e realizar o que já está realizado, verdadeiramente é de mais para um ser humano que não merece uma fagulha de cada episódio vivido, ao mesmo tempo que consigo fazer a leitura da minha displicência, negligência e a conflituosidade para com minha vida, com uma proporção maior sinto-me amado, cuidado e eternamente grato pela vida que tu Jesus me deste!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Pense nisso: Bom dia!



"O mundo é, como ele é" (Nelson Rodrigues)

Bom dia! Pense nisso:

Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês!
Eu sempre agradeço ao meu Deus por causa da graça que ele têm dado a vocês por meio de Cristo Jesus.
Por estarem unidos com Cristo Jesus, vocês foram enriquecidos em tudo, tanto no dom de anunciar o Evangelho como no dom da sabedoria espiritual.
A mensagem a respeito de Cristo está tão firme em vocês, que vocês não têm deixado de receber nenhum dom espiritual enquanto esperam a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
Cristo vai conservá-los firmes até o fim para que no dia da volta do nosso Senhor Jesus Cristo vocês não tenham culpa de nada.
Deus é fiel e chamou vocês para que vivam em união com o seu Filho Jesus Cristo, o nosso Senhor. (I Co 1.3-9

BOM DIA! Pense nisso.

O meu ensinamento e a minha mensagem não foram dados com a linguagem da sabedoria humana, mas com provas firmes do poder do Espírito de Deus.
Portanto, a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
Porém, para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que o governam e que estão perdendo o seu poder.
A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória.
Nenhum dos poderes que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor.
Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.
Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. (I Coríntios 2.4-10)

O SENHOR JESUS é o meu pastor...

O SENHOR JESUS é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
[...]
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

Pense Nisso:

Em tempos de twitter, orkut, msn, facebook, entre outras 'paranafernalhas' denominadas de redes sociais, a percepção que tenho é sempre do atraso, isto é, nao consigo manter atualizado tudo aquilo que me está disponível enquanto ferramenta social (relações-virtuais). É como que se nao houvesse tempo hábil para viver duas vidas: Real-e-Virtual [se é que é possível separá-las], quando disponho de tempo e energia para manter minha "vida" virtual, automaticamente entro em processos relapsos com aqueles que me cercam e com a própria demanda da vida, e o contrário é verdadeiro... Talvez, aliás, é provável que nao há uma fórmula de relação virtual e/ou real certa ou errada, a questão a problematizar é que: com o advento da redes sociais criou-se a possibilidade de ter muitos amigos, mas, talvez com relações efêmeras e superficiais, contactamos quem esta longe e descuidamos de quem esta perto.

A vida gosta de quem gosta dela!

A vida gosta de quem gosta dela!

Qual é o sentido da vida?

Qual é o sentido da vida? Foi uma pergunta que acabou de passar pela minha cabeça, acompanha de uma reflexão e uma indagação - Bom o sentido da vida seria as amizades, os encontros, as relações... Aí me pergunto - Pq nos relacionamos tão pouco e com um número tão reduzido de pessoas?

Obama x Bin Laden

Que alegre coincidência para Obama: O Bin Laden 'morre' (pelo menos é o que dizem), há uma valorização do petróleo americano, uma alta nas bolsas de valores, conseqüentemente o dólar sobe e como cereja do bolo a reeleição do Obama está garantida... De fato, os americanos nao precisará elaborar esse luto.

CRISTO É SUFICIENTE

Ontem iniciei a aula provocando meus alunos, comecei com a mesma idéia introdutória recém usada por Ariovaldo Ramos [Encontro de Líderes em Londrina]. O questionamento foi: CRISTO É SUFICIENTE EM NOSSA VIDA? Sem titubear um aluno respondeu que não, sobretudo, ratificou que do ponto de vista do discurso sim, porém, na prática isso não reflete a verdade. A partir daí levantamos a seguinte reflexão: Se Cristo nos é suficiente, então porque estamos desesperadamente em busca de carro melhores e mais modernos, casas sofisticadas, roupas caríssimas, templos luxuosos e hiper-confortáveis, salários exorbitantes, condomínios suntuosos, corpos admiráveis, intelectualidades abissais... No discurso confessamos que Cristo é suficiente, na prática canalizamos toda nossa energia a nós mesmos, cada vez mais em busca de prazer, satisfação e conforto. Percebo que buscamos a suficiência no TER, e abandonamos a possibilidade de SER, e não apenas ser e si mesmo, mas, ser em Jesus Cristo, assim sendo, substituiremos o acúmulo pela partilha, o pragmatismo pela comunhão, o egoísmo e a rivalidade pela cooperação, a solidão pela união, o individualismo pela solidariedade, uma existência desértica por uma vida frutífera, porque de fato, Jesus é suficiente em nossas vidas.

Mulher

Loira, morena, ruiva... Mulher!

Pele suave e quente tocá-la é de fato, uma entrega,

Corpo esguio e mente inteligente...

Cabelos lisos, encaracolados, perfumados e envolventes,

Olhos azuis, verdes, pretos ou castanhos, penetrantes, místicos e misteriosos!

Mulher! Ponto de convergência do paradoxo,

Frágil e forte, agitada e serena...

Recatada e atrevida, amorosa!

Sensível a vida, consegue fazer a síntese do que é o amor...

Consegue amar como nenhum outro ser, por isso precisa ser amada,

Respeitada, admirada, notada e desejada...

Mulher! Tão admirável!